Melhorar o Armazenamento Interno do Celular é o melhor de tudo, mas nem sempre é assim!
Quando vamos comprar um Celular Novo, sempre procuramos o de última geração.
Embora isso seja de praxe, por questões de diferença de preços, muitas pessoas acabam comprando Smartphones BBB, bom, bonito e barato.
Então, isso não resolve o problema atual que todos nós enfrentamos, que é o problema do Armazenamento Interno do Celular
Escolha de um Celular Novo – Armazenamento Interno do Celular
Primeiramente, você compra um Smartphone BBB, ele é muito rápido, ágil e acaba suprindo as nossas necessidades no primeiro momento.
Então, você vai instalando Aplicativos Indispensáveis como: Aplicativos Bancários, GPS, Redes Sociais, Shopee e muitos outros.
Além disso, você acaba instalando também: games, joguinhos, aplicativos de fotos e muitos outros.
Úteis ou não, a verdade é que eles acabam ocupando muito espaço interno.
Atualizações dos Aplicativos e o que isso afeta o Armazenamento Interno do Celular
Esse é um dos problemas que afetam todos os Celulares e o problema aumenta quando você tem muitos aplicativos instalados no celular, onde cada um deles vai sofrendo atualizações constantes.
Embora seja necessário tais atualizações, os aplicativos vão ficando cada vez mais pesados dentro do seu celular.
Armazenamento de Fotos, Vídeos, Áudios e Mídias – Armazenamento Interno do Celular
Aqui está outro problema sério na questão do armazenamento interno do celular. Embora os Smartphones atuais tem grande capacidade de armazenamento interno, continuamos com o mesmo problema.
Assim, aplicativos como WhatsApp, Telegram, que são aplicativos de mensagens instantâneas, permitem que as pessoas enviem e recebam através desses aplicativos: fotos, vídeos, áudios e diversas mídias sociais para várias pessoas.
Como resultado, seu Smartphone vai ficando sem memória interna.
Quais as Consequências de um Celular sem Memória Interna?
São inúmeros problemas que você vai enfrentar se seu celular estiver com a memória cheia.
Em primeiro lugar, se seu celular está com memória cheia, os aplicativos instalados não conseguirão receber novas atualizações. Assim com o passar do tempo, você terá problemas com esses aplicativos instalados que irão apresentar problemas e até mesmo parar de funcionar.
Se você tirar fotos, gravar vídeos, não conseguirá salva-los.
Em suma, um celular com memória cheia afeta profudamente o funcionamento do seu celular, seja Android ou o IOS (Apple).
O que fazer para melhorar o Armazenamento Interno do seu Celular?
- Em primeiro lugar, analise quais aplicativos você não utiliza ou instalou por impulso, ou seja, você instalou algum aplicativos para testar e de repente ele caiu no esquecimento, mas ele continua instalado no seu celular recebendo atualizações.
- Salve seus arquivos, fotos, vídeos e midias na nuvem, que é um serviço de armazenamento externo. Para você entender na prática, armazenamento em nuvem é quando você salva seus vídeos, fotos, mídias, áudios, documentos, arquivos fora do seu Smartphone e fora do HD do seu Computador. Você salvará esses arquivos em um HD externo através da internet.
- Muitas pessoas já utilizam serviços como: Google Drive, One Drive, iClould e muitos outros, espalhados ao redor do Mundo. Esses serviços na sua maioria são pagos. Algumas empresas oferecem espaços gratuítos limitados a um certo tamanho de armazenamento. Ultrapassando esse valor você terá que contratar o serviço que melhor irá atendê-lo.
- Utilize aplicativos para melhorar o desempenho do seu Smartphone. Um que eu utilizo sempre é o Hibernator, um app que fecha todos os apps e serviços que estão em segundo plano, ou seja você está utilizando por exemplo o GPS Waze e ele ta travando, ta lento. Um dos motivos é que, em segundo plano está rodando Redes Sociais como: Facebook, Instagram, Kwai, Tik-tok e outros apps que você possa ter utilizando anteriomente. Você pensou que fechou eles, porém eles estão ativos em segundo plano, consumindo memória, espaço e aquecendo mais seu Smartphone, deixando-o muito lento.
- Então o Hibernator tem a missão de fechar tudo em segundo plano. Eu utilizo a versão Free, mas tem a versão pró caso você queira um serviço mais completo.
Faça Você Mesmo
- Faça uma limpeza geral no seu Smartphone, transferindo todas as fotos, vídeos, mídias, documentos e arquivos que estão no seu Smarptohne para um HD externo, Pen Drive ou então para o HD do seu Computador. Crie uma pasta de Backup do Celular com nome e data para identificação e copia tudo para lá.
- Se mesmo com tudo isso feito e ainda continua ruim seu Smartphone, faça uma retauração de fábrica, onde o próprio Smartphone volta as configurações originais de fábrica. Embora isso seja nesse momento, lembre-se que você perderá tudo que estiver instalado ou armazenado no seu Smartphone. Por exemplo você terá que instalar todos os aplicativos que você utiliza novamente.
Opinião Sincera
Em primeiro lugar, não podemos ir contra a evolução dos Smartphones. Na minha opinião, o tempo médio de vida de um Smartphone é de 2 anos. Depois que passou esse tempo é hora de trocar seu Smartphone por um novo.
Embora sabemos que um Smartphone bom aqui no Brasil não é barato, mas se o seu aparelho é basicamente sua ferramenta de trabalho e você utiliza na maioria do tempo para fins profissionais, trocar de Smartphone é um investimento para melhorar a sua produtividade.
Assim, 02 anos eu considero que é o tempo onde os aplicativos evoluem, ficam mais pesado com várias atualizações nesse período.
Problemas com a Bateria do Smartphone
Do mesmo modo, a bateria do Smartphone vai piorando com o passar do tempo, onde também prejudica no desempenho do seu aparelho.
E nesse período de 02 anos, dependendo do modo que você utiliza seu Smartphone, já é hora de trocar de bateria e é ai que mora o problema:
- As baterias originais costuma ser caras
- Eu não recomendo baterias usadas ou paralelas
- Na hora de trocar a baterias, as assistências técnicas, em sua maioria não se responsabilizam se na hora de trocar a bateria do seu smartphone a tela trincar ou quebrar (isso pode ocorrer na hora da retirada da tela para ter acesso a bateria). Se acontecer de trincar ou quebrar você terá um custo adicional para colocar um tela nova.
Além disso, outro problema que poderá ocorrer nesse período é o desgaste do encaixe do conector, que conecta o Smartphone com o cabo de energia. Gerelamente após 02 anos de uso ele começa a apresentar defeitos, não carrega direito e simplesmente para de carregar a bateria do seu Smartphone. Resultado na ida do seu aparelho a assistência técnica para a troca desse componente.
Então eu recomendo que a cada 1 ano e meio, se você tiver condições financeiras, compre um Smartphone Novo e venda o seu Aparelho usado.
Qual Aparelho devo Comprar?
Antes de tudo, nossa opinião vai ser baseada nos aparelhos atuais (mesmo mmento em que estou escrevendo esse artigo).
Claro que no futuro, essas informações passada agora poderão estar obsoletas.
Exemplo de um Ótimo Aparelho
Com esse aparelho você vai ter ótimas experiências utilizando os aplicativos atuais, mesmo os mais pesados. Veja sua ficha técnica abaixo:
Considerações Finais
Em suma, se possível Procure Sempre um Aparelho com mais memória RAM, com mais espaço para armazenamento interno, com o melhor processador e se você se preocupa com a questão das câmeras que vem no celular, é bom também buscar o aparelho com a melhor câmera.
Veja Também:
- 10 Curiosidades da Argentina
- Uruguai – Pontos Turísticos
- 10 Curiosidades do Chile
- Como Fazer Sonho Frito
- Pãozinho doce Caseiro
- O que Fazer em Gramado e Canela?
- Sua Receita Digital
Por fim, curtiu esse artigo? Agora conte para nós nos comentários abaixo. Não deixe de compartilhar com seus amigos e familiares.