O Táxi é um serviço de utilidade pública, através de um veículo autorizado, motorista devidamente habilitado e alvará da prefeitura, onde oferece um transporte individual de passageiros,
com muito profissionalismo, segurança e rapidez, pois temos o direito de utilizar as faixas e corredores exclusivos de ônibus, para mais agilidade e rapidez no trânsito caótico da cidade de São Paulo.
Bom, o que vemos na prática é que a população em massa preferem utilizar os carros de aplicativos por causa do preço das corridas que são muito, mas muito baratas, precificadas pelas plataformas e que não condiz com a realidade dos custos operacionais, ou seja motorista e aplicativos ganham algum dinheiro quando o preço está no dinâmico, mas quando as tarifas estão com o preço normal praticado pelas plataformas esses motoristas de aplicativos pagam para trabalhar.
O passageiro utilizando o serviço dos carros de aplicativos coloca em risco a sua própria segurança por tarifas surreais. Talvez ele pense que os carros tem vistorias para estarem rodando mas não é isso que acontece na prática. O que eu sei é que somente o Táxi tem as vistorias anuais até o momento.
Em uma bela manhã de sábado, resolvi sai para trabalhar com meu Táxi e como ele estava um pouco sujo na parte externa, resolvi ir até o posto de combustível para fazer uma lavagem externa e aproveitar para abastecer o Táxi. Como tinha fila para a lavagem, encostou um carro de aplicativo logo atrás do meu Táxi para fazer a lavagem também.
O senhor do carro de aplicativos desceu do carro e começamos a conversar de maneira amistosa e cordial e acabamos tomando uma cafezinho ali no posto mesmo, enquanto lavava os carros.
Depois do bate-papo, chegou a vez do meu carro ser lavado e eu fiquei do lado de fora aguardando a execução do serviço. O senhor do carro de aplicativos ficou no interior do seu carro… foi quando eu reparei nos pneus do carro dele e pra minha surpresa os pneus do carro dele não tinha mais sulcos, estavam lisos, no ditado popular “PNEUS CARECAS”.
E o carro dele não era dos mais populares, era um carro luxuoso e que atendia as categorias de maior conforto das plataformas… Se existisse vistoria anual para carro de aplicativos, com certeza esse carro seria reprovado.
Um pneu careca é aquele que já perdeu os sulcos da borracha por causa do desgaste constante ao rodar no asfalto. Com a superfície lisa, ele se torna perigoso, pois compromete a tração, a estabilidade do carro e a capacidade de escoar a água da pista — o que pode provocar derrapagens ou até aquaplanagem. Dirigir com pneus nessas condições é considerado uma infração grave, podendo gerar multa, pontos na carteira de habilitação e até retenção do veículo.
🚨 Principais riscos de usar pneu careca:
Voltando ao foco principal que é o Táxi, nós precisamos de muitas melhorias, novas ideias, estas que precisam ser sugeridas pelos próprios taxistas e ouvidas pelo nosso prefeito, governantes do nosso Brasil!
Assim… vou dar algumas ideias aqui nesse artigo e espero que minhas ideias sejam ouvidas e que saia do papel.
O taxista hoje sofre com a falta de um aplicativo exclusivo do Táxi para chamar de seu e que tenha demanda suficiente para fazer frente aos aplicativos das Bigtechs.
Como sugestão o Governo Federal poderia desenvolver um aplicativo de âmbito Nacional, onde o passageiro poderia utilizá-lo em qualquer região do país e sempre teria um Táxi para atender esse passageiro.
Com esse aplicativo o taxista poderia atender em qualquer lugar do país desde que a chamada fosse exclusivamente pelo Aplicativo TAXI BR.
Taxista da Cidade de São Paulo pegam por exemplo uma corrida para Baixada Santista. Ele leva o passageiro até a Baixada Santista e por está fora da sua cidade de atuação e não ter um aplicativo de nível nacional, ele volta da baixada santista batendo lata, onde partes do lucro dessa corrida ele deixa na estrada com o pagamento de pedágios e o consumo do combustível. Então se existisse uma lei que permitisse e um aplicativo exclusivo do Táxi de nível Nacional, ele poderia pegar um passageiro na baixada santista (trabalhar por la e quem sabe pegar um retorno para São Paulo), desde que fosse exclusivamente através do aplicativo do Táxi.
O Táxi precisa cruzar essas fronteiras através de leis que permitam essa atuação de maneira mais ampla.
O Táxi na Cidade de São Paulo necessita de uma integração com o transporte publico (Metrô, Ônibus Coletivo, Trens da CPTM), ou seja, o passageiro atraves do Aplicativo Exclusivo do Táxi ele conseguiria uma integração com os transportes públicos da cidade, tendo benefício de uma tarifa mais barata nos outros modais da cidade, depois de utilizar o serviço do Táxi.
Poderia existir uma integração do Aplicativo do Táxi com o Bilhete Único SPTRANS, onde o passageiro com seu bilhete único conseguiria pagar a viagem no táxi através do saldo do seu bilhete.
Com isso, teria muito mais passageiros nos Táxis, pois teriam benefícios nos outros transportes públicos da cidade.
O Taxista necessita de pontos livres espalhados pela cidade ou ter pelo menos 1 hora de parada livre na zona azul da cidade, onde ele saindo do ponto de origem por exemplo o taxista saí do ponto dele na região da Saúde do Metro e vai levar o passageiro no Tatuapé. Depois do desembarque do passageiro ele poderia localizar um ponto livre através do seu aplicativo exclusivo ou então poder parar na Zona Azul por um periodo máximo de 1 hora até receber uma nova chamada no seu aplicativo exclusivo. Isso ajudaria o taxista a bater menos lata pela cidade.
Hoje o Táxi virou alvo fácil nas mãos dos bandidos que, sabendo que o táxi não pode utilizar insul-film e que os seus passageiros sempre utilizam o celular dentro do Táxi, é uma situação onde o Táxi vira preza fácil para os bandidos na cidade de São Paulo. Todos os dias tem um taxista para contar a mesma história triste: “Os bandidos quebraram o vidro do meu Táxi e levaram o celular do meu passageiro” ou então do próprio taxista.
Na minha opinião não faz sentido o táxi utilizar os corredores exclusivos de ônibus (permitido táxi) (corredores do lado esquerdo) apenas quando estiver com o passageiro embarcado.
O táxi tem a permição garantida em lei que poderá trafegar nas faixas de ônibus (com ou sem passageiro) e nos corredores exclusivos dos ônibus quanto tiver com o passageiro embarcado. Desse modo o taxista tras mais agilidade, rapidez e segurança para o seu passageiro, onde o passageiro opta pelo táxi para não ter que ficar preso no trânsito, pois a cidade está cheia de carros de aplicativos nas ruas onde contribui e muito para o trãnsito caotico na cidade de São Paulo.
Hoje em dia não tem mais horário de pico, ou seja, o horário de pico atualmente começa as 7h00 e vai direto até as 21 horas.
O mesmo táxi que da agilidade, rapidez e segurança aos seus passageiros, utilizando os corredores de ônibus… E o mesmo táxi que, após desembarcar o seus passageiro no destino final, ele não pode voltar pelos corredores de ônibus, pois tem fiscal em pontos estratégicos que fica fiscalizando os táxis que passam por ali se estão ou não com passageiro. E se for flagrado sem passageiro, o taxista leva multa. Tudo isso faz com que o táxi fique parado no trãnsito da cidade por muito tempo, prejudicando o próximo passageiro que está la no ponto de táxi que ta estourado, a 10, 20 ou 30 minutos ou mais aguardando o taxista chegar… fazendo muitas vezes o passageiro desistir de pegar um táxi.
Se o taxista colocar insulfim e trafegar pelos corredores de ônibus na cidade de São Paulo com seu passageiro e o fiscal flagrar esse taxista passando no corredor… A justificativa é que o agente não vai ter condições de visualizar no interior do táxi se tem ou não passageiro. Então esse é o principal motivo do taxista não poder colocar insulfim no seu táxi, por causa da fiscalização.
Solução: Nossas autoridades municipais, autorizar o táxi a rodar com ou sem passageiro nos corredores de ônibus, agilizando as corridas do táxi de ida ao destino do passageiro e de retorno do táxi ao seu ponto e também utilizar esse fiscal para outras funções na sua profissão. Assim o Taxista poderia colocar o insulfilm no seu Táxi de acordo com as leis vigentes, garantindo mais segurança e conforto para o seu passageiro e também para si próprio.
Como somos um tramsporte de utilidade pública, temos o dever de trazer aos nosso passageiros maior conforto, segurança, agilidade e rapidez!
Uma coisa barra a outra. E a segurança do taxista e do seu passageiro como fica? Carros de aplicativos utilizam insulfim (do mais escuro), andam nas faixas de ônibus a vontade, atrapalhando ainda mais a velocidade dos ônibus e táxis nas faixas de ônibus… e muitos desses motoristas de aplicativos são audaciosos, tem alguns deles que eu já vi circulando pelos corredores de ônibus que eles sabem que não tem fiscal e ele tem a esperança que não vai ser multado por estar comentendo infração de trânsito.
Muitas vezes pensamos e agimos com se a culpa fosse apenas dos outros, dos concorrentes ou das autoridades que muitas vezes não olham pra sua categoria oficial com mais carinho, cuidado e proteção para a nossa classe.
Ontem a noite eu estava em um importante hospital na região da Av. Paulista e flagrei um ponto de Táxi, sem táxi naquele horário para atender os passageiros do hospital e a curiosidade foi que aque ponto tinha conês fechando o acesso, caso algum taxista que tivesse passando por ali naquele momento, tivesse algum passageiro no ponto e nao tivesse táxi disponivel no ponto, esse taxista da rua que estava passando por ali poderia encostar na vaga e embarquar alquele passageiro que necessitava do táxi naquele momento, veja a foto:
Então, vemos que o problema principal está em NÓS TAXISTAS que não temos um entendimento em comum acordo, gestos de parcerias, companherismo, ombridade e coleguismos com parceiros de profissão de outros pontos da cidade, dos frotistas e daqueles que não tem um ponto fixo.
Esse é um assunto que divide a categoria! Eu acredito que mais de 50% dos taxistas aderiram ao Táxi no aplicativo da Uber, até ai ok. Mas depois do aumento das tarifas do táxi, percebemos que o aumento não foi repassado a modalidade do Táxi Promo (Preço fixo definido antes de aceitar a corridas já com o desconto definido pela platarofma). Como não foi repassado ou pelo menos a Uber não soltou nenhuma nota informando ao taxista do reajuste das tarifas Promo, percebemos que o valor da corrida que dá no Táximetro, considerando Táxi Comum, Comum Rádio e Especial:
O valor final da corrida que dá no táximento com o preço novo, em relação ao valor do preço fixo determinado pela Uber fica muito, mas muito defazado. Ficando inviável aceitar corridas acima do valor de R$30,00 e corridas abaixo do valor de R$10,00. Nesses dias meu app do uber tocou uma corrida no valor de R$6,40 que não paga nem o valor da bandeirada, por esse motivo nao aceitei a corrida.
Na minha opinião corridas abaixo de R$10,00 preço fixo no táxi não deveriam ser aceitas, pelo menos eu faço a minha parte e não aceito, porque é inviável, considerando todas variáveis, preço do combustível, etc.
Corridas abaixo desse valor, só se eu tiver no ponto em primeiro da fila e o passageiro solicitar meu carro, então eu faço a corrida 100% minha independente do valor!
A principal saída é todos os taxistas desligar a opção do Táxi Promo, deixando apenas o Táxi Uber Ativado! Nesse caso, conversando com vários colegas taxistas ele soltam as seguintes alegações: Cada um sabe onde o calo aperta, cada um sabe das suas contas, se delisgar o Uber Táxi Promo, o aplicativo não toca mais ou demora pra sair uma corrida pelo Taxi Uber, onde ao meu ver é o mais correto. O valor que dá no taxímetro é inofrmado ao uber no final da corrida e é esse valor que o passageiro irá pagar pra plataforma. Desse valor a Uber desconta a sua taxa de serviço de intermediação (conectar o seu cliente passageiro ao seu cliente taxista) e ta tudo certo.
Uma outra saída é a Uber soltar uma nota informando aos taxistas que as corridas Uber Táxi Promo foram reajustadas de acordo com o atual preço do Táxi, informado os critérios, porcentagens de desconto e valores praticados para o taxista ficar mais confortável em aceitar corridas no Táxi Promo da Uber com valores acima de R$30,00 reais.
Corridas no Táxi por aplicativos não pode ser igual a corridas de aplicativos onde as empresas determinam o valor das corridas. Nós temos o nosso preço, o nosso valor que é determinado pelas prefeituras das cidades em todo o país! No nosso caso é a prefeitura de São Paulo que precifica o valor das corridas do Táxi e isso deve ser respeitado e fiscalizado pela nosaa Prefeitura!
O Crash no Mercado das Criptomoedas abalou o mundo financeiro como um verdadeiro terremoto digital.…
O Mercado de Criptomoedas no Brasil vive um momento decisivo.A Medida Provisória 1303, que trouxe…
OneKey Classic 1S PURE é mais do que uma carteira de hardware — é a…
O Bitcoin está vivendo um dos momentos mais empolgantes da sua história. Em 2025, a…
Center Táxi é o aplicativo ideal para quem busca corridas seguras, motoristas profissionais e preço…
🔥 Que jogo! O Palmeiras venceu o River Plate por 3 a 1 no Allianz…