Sua Receita Digital
Pesquisar
Close this search box.
Rodei com o Estepe de Emergência no meu Duster

Rodei com o Estepe de Emergência no meu Duster – Desvendando os Segredos do Pneu Estepe para uma Jornada Tranquila e Sem Contratempos

Antes de Mais Nada, Rodar com o Pneu Estepe de Emergência é uma prática temporária e essencial em situações de imprevistos, como furos ou danos nos pneus principais do veículo. O pneu estepe, também conhecido como pneu de reserva, é projetado para fornecer mobilidade temporária, permitindo que o condutor alcance um local seguro para reparo ou substituição adequada. No entanto, é crucial compreender que o pneu estepe possui limitações em termos de velocidade e distância percorrida, além de características diferentes em comparação com os pneus normais. Neste contexto, é fundamental adotar precauções ao rodar com o pneu estepe, garantindo a segurança do condutor, dos passageiros e do veículo.

Neste artigo vou contar a minha experiência ao utilizar o Pneu Estepe de Emergência para uma condução segura durante essa fase temporária.

Tudo começou num belo Domingo em uma pequena cidade do estado de São Paulo. Eu sai para comprar pão na cidade e o trajeto da chácara até a Rodovia é em estrada de terra que na verdade tinha muito pedregulho na via.

Fui até a cidade e na volta, entrando na chácara percebi que o pneu estava vazando ar. Olhnado melhor, alguma pedra ponteaguda fez um pequeno corte na banda do pneu.

Em busca de um Borracheiro de Plantão – Estepe de Emergência

Nesse momento, fomos procurar um borracheiro que pudesse realizar o conserto de maneira honesta com o preço justo.

Como era Domingo de manhã, não tinha um borracheiro aberto na cidade. Então fomos um pouco mais longe, próximo a rodovia principal. Lá encontrei um borracharia aberta e o borracheiro falou que precisaria vulcanizar o pneu e que ele não fazia lá… detalhe: o borracheiro nem colocou a mão no pneu e desmontou ele da roda (percebi que a borracharia não tinha equipamentos adequados… era bastante precária a borracharia).

imagem ilustrativa – reprodução / internet

Foi sugerido que eu comprasse um pneu meia-vida e diferente a bandagem, mas eu não aceitei a oferta.

Depois o borracheiro sugeriu colocar um remendo simples e uma câmara de ar para aro 16″, só que meu carro tem rodas de aro 17″ e também o custo do remendo + a câmara de ar e a mão de obra ficaría bem caro. Além disso, a borracharia de um modo geral não me passou confinança naquilo que lhe compete.

Assim, eu resolvi não aceitar o conserto nesse local. Desse modo, fui procurar mais 2 locais na pequena cidade, mas estavam fechados.

Uma decisão difícil mas necessária

Como não consegui consertar o pneu, eu tinha duas saídas: Ir embora de guinho do seguro ou tentar seguir viagem, utilizando o Pneu Estepe de Emergência. O jeito foi antecipar minha volta pra São Paulo, ir embora mais cedo, depois do almoço (em teoria tava programado pra sairmos do local após às 20h00).

Coloquei o Pneu Estepe de Emergência no Renault Duster, pegamos a rodovia vicinal e depois a rodovia principal.

Viagem de retorno a São Paulo utilizando o Estepe de Emergência

No trajeto desenvolvi velocidades de 80Km por hora em média, mas tinha momentos que não tinha jeito, precisava ultrapassar caminhões e os carros que vinham na esquerda estavam voando… Então, nesse momentos precisei acelerar um pouco mais entre 80 a 90km por hora para ultrapassar, voltando para 80km/hora após a ultrapassagem.

A viagem foi tranquila na medida do possível e sem contratempos.

Minha Opinião Sobre Essa Experiência

Eu fiquei totalmente insatisfeito e decepcionado com esse tipo de estepe no meu meu carro. Esse tipo de pneu é muito fino, onde gera uma certa insegurança e um sensação ruim durante todo o trajeto percorrido.

Pontos Positivos

Acho que o único ponto positivo nesse pneu foi a sinalização nele, mostrando que a velocidade máxima para esse pneu é de 80Km/hora e por ser mais fino, ele é mais leve e de fácil manuseio… Mas de um modo geral não gostei dessa experiência.

Pontos Negativos

Atraso na viagem – Como tive que rodar na faixa dos 80Km/hora a viagem tornou-se mais demorada.

Dificil retirada do estepe debaixo do carro – No momento que retirei a Duster na concessionária, não foi explicado como retirar/colocar o estepe debaixo do carro (precisa de um cursinho rápido para tirar/colocar o estepe no local apropriado, debaixo do carro).

Viagem sem segurança alguma – Como estava rodando a 80Km/hora e nessa rodovia a velocidade máxima é de 120Km/hora, os carros passavam pela esquerda, pela direita e muitos deles tentavam me empurrar atrás, para ver se eu aumentava a minha velocidade. Mas eu segui firme na faixa da direita e quando tinha 3 pistas eu rodava na faixa central. Como os carros vinham em média nos 120Km/hora a diferença de 40Km/hora é gritante, onde eu fiquei com muito medo de sofrer uma colisão traseira.

Graças a Deus, cheguei bem em são Paulo e depois na minha casa.

Minha Opinião Sincera

Na minha opinião como consumidor da Marca Renault, não faz sentido um carro como o Renault Duster ter seu estepe debaixo do carro e além disso ser um estepe biscoito, Estepe de Emergência.

A tempos atrás tive um Logan Dynamique da Renault e o estepe desse carro é dentro do porta-malas e o pneu igual aos 4 de rodagem.

O Renault Duster é um excelente carro, o melhor que já tive e também o mais caro… Porém peca muito por ter um Estepe de Emergência e o seu compartimento ser debaixo do carro.

Hoje o pneu original foi consertado com sucesso e meus problemas acabaram. Pensei que tivesse acabado mesmo, só que não.

Colocar o Estepe de Emergência debaixo da Duster

Vocês não vão acreditar mas precisei procurar no Youtube, pesquisando: “como colocar o Estepe de Emergência no Renault Duster”.

Ainda brem que encontrei um vídeo gravado por um mecânico da Renault que explicou de maneira super didática como retirar o Estepe da Duster e depois como colocá-lo da maneira correta no seu compartimento debaixo do carro.

No vídeo percebi que muita gente teve o mesmo problema que eu. Se também é seu caso, assista o vídeo:

Créditos: Youtube – Canal João Chavestec

Ainda bem que assisti esse vídeo, pois estava fixando de maneira errada, pois não tive a orientação na hora que comprei o meu Renault Duster Zero kilômetro!

Parabéns ao João Chavestec pelo vídeo que me ajudou muito!

Já em casa, mais tranquilo, fuiz pesquisar sobre se pode ou não rodar com o Estepe de Emergência e encontrei o artigo: E se eu desrespeitar o limite de 80 km com o estepe de emergência?

Assista o Vídeo:

Em suma, se tivesse assistido o vídeo antés, com certeza teria mudado de opinião e teria chamado seguro da Porto para me socorrer e seguir minha viagem para São Paulo com o máximo de Segurança.