Antes de Mais Nada, o Apagão Cibernético Global, que atingiu o Mundo Todo na última sexta-feira (19/07), gerou uma interrupção mundial no sistema da Microsoft causada por um erro na atualização da empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que impactou companhias aéreas, bancos, meios de comunicação e também o Meio de Transporte por Aplicativos em vários países, inclusive aqui no Brasil, gerando muita instabilidade. No início da tarde, os aeroportos afetados pelo apagão começaram a retomar as operações regulares.
Um Apagão Cibernético Global refere-se a um cenário no qual uma interrupção maciça e simultânea afeta redes de computadores e sistemas de tecnologia da informação em todo o mundo. Esse tipo de evento pode ser causado por diversos fatores, incluindo ataques cibernéticos coordenados, falhas de infraestrutura, desastres naturais que impactam sistemas críticos, ou até mesmo erros humanos em larga escala.
Os problemas associados aos sistemas que podem levar a um Apagão Cibernético Global são variados e complexos. Primeiramente, há a vulnerabilidade de sistemas críticos que ainda operam com software desatualizado ou com falhas de segurança conhecidas, tornando-os alvos fáceis para cibercriminosos. Em segundo lugar, a dependência crescente da infraestrutura digital significa que uma falha em um único ponto pode ter um efeito cascata, interrompendo serviços essenciais como energia, água, telecomunicações e transporte de um modo geral.
Além disso, a falta de padrões globais de segurança cibernética e a insuficiência de cooperação internacional dificultam a coordenação de respostas eficazes a ameaças cibernéticas. A complexidade e a interdependência dos sistemas modernos também tornam difícil a identificação de todas as possíveis vulnerabilidades e a implementação de medidas preventivas abrangentes.
Outro aspecto crucial é a resposta a incidentes. Mesmo que existam planos de contingência, a capacidade de recuperação de um apagão cibernético global pode ser limitada pela velocidade com que as equipes de TI conseguem identificar e mitigar a causa raiz do problema. Isso sem mencionar os desafios logísticos de restabelecer operações em um cenário onde múltiplos sistemas e regiões estão afetados simultaneamente.
Essa é a pergunta de 1 Millhão de Dólares, mas com uma resposta simples e objetiva, Vá de Táxi!
O Táxi na Cidade de São Paulo trabalhou normalmente, como Sempre fez nas Cidades do Mundo nessa Sexta-Feira (19/07) de Caos Global. Então, se você acordou para ir trabalhar ou para ir em uma consulta médica, uma viagem marcada, tendo que ir para o aeroporto… foi Solicitar um Carro por Aplicativo, como está acontumado a fazer, nesse dia, garanto que você teve muitas dificuldes para pedir um carro e na maioria das tentativas, não conseguiu o carro para o seu transporte do ponto A para o ponto B.
Falo isso, pois tentei pedir um Carro por Aplicativo na manhã dessa Sexta-feira 19/07 e não consegui finalizar o pedido da corrida. O aplicativo aparentemente estava funcionando, então eu digitei o endereço para onde queria ir (ponto B) e na hora de pedir o carro, o sistema me alertava que eu teria que cadastrar uma nova forma de pagamento, sem ser dinheiro, sendo que o meu cartão estava cadastrado no sistema do aplicativo da empresa. Tentei uma, dua e três vezes, sem sucesso algum.
Como eu precisava do transporte, saí de casa e fui para a avenida próxima e muito rapidamente passou um Táxi e me levou para o meu destino, com muita segurança, rapidez e profissionalismo.
Ao longo do trajeto, percebi muitas pessoas pedindo TAXI nas ruas, dando o famos sinal com as mãos e também muitos Taxis passando para embarcar essas pessoas e outros JÁ com os passageiros abordo.
Em partes Sim, como no Pagamento da Corridas via Cartão de Crédito, PIX…etc. Mas é claro que, em situações extremas, uma corrida dessas deverá ser paga através do dinheiro.
Outro ponto que prejudicaria um pouco o trabalho do Taxista é o fato do GPS não funcionar adequadamente. Nesse caso, o Taxista poderá utilizar a sua experiência e o conhecimento da sua Cidade para te orientar no melhor caminho. Claro que, se você souber o caminho, facilitará muito o trabalho do taxista nesse dia de Caos Global.
No caso do WAZE você consegue clicar no ponto do Mapa e iniciar a Rota até esse Ponto. Ele irá funcionar, mas te dará apenas uma rota e não vai mostrar as condições do trânsito em tempo real.
No Caso do Google Maps, você precisa ter baixado o Mapa Off-line para ter acesso a navegação off-line.
Agora no caso dos Motoristas por Aplicativos não tem o que fazer. Se o Aplicativo A,B ou C estiver inoperante, esquece. Os Motoristas são 100% dependentes do Aplicativo (que envia as corridas) e 100% dependentes dos GPSs (a maioria deles não conhece direito a cidade onde atuam).
Daqui para frente, temos que sempre Contar com a hipótese de que o Apagão Poderá Acontecer Novamente. Só não sabemos o Dia, a Hora e o Local onde irá acontecer Novamente esse Problema.
Então, em situações atípicas, Vá de Taxi, aliás, Vá de Táxi em todas as ocasiões e circunstâncias.
Nós temos um artigo que retrata muito bem as diferenças entre o Táxi e os Carros de Aplicativos e Você verá que o TAXI é Infinitamente Melhor! Leia Agora, clciando no Link Abaixo👇👇
Portanto, o risco de um Apagão Cibernético Global sublinha a importância de fortalecer a resiliência cibernética através de investimentos em segurança, atualização contínua de sistemas, treinamento adequado de pessoal e cooperação internacional para compartilhar informações e melhores práticas.
A Data da Black Friday 2024 traz oportunidades imperdíveis para garantir suas compras de fim…
Shenzhen é uma cidade moderna e vibrante localizada na província de Guangdong, no sul da…
Viajar para Bangladesh pode ser seguro e enriquecedor, desde que você siga as precauções básicas…
Comprar pelo Super App do Magalu transformou a maneira de fazer compras online, proporcionando uma…
Antes de Mais Nada, Aproveite as Melhores Ofertas de Tecnologia! Transforme seus sonhos digitais em…
O Centro de São Paulo é um verdadeiro caldeirão cultural e histórico, repleto de contrastes…