Antes de Mais Nada, precisa surgir Soluções para o Táxi em 2024! Para isso, os Nossos Governantes precisam Ouvir os Taxistas, saber quais são os problemas, quais são as suas dores para uma melhoria contínua da nossa categoria!
O Taxista precisa ter a expertise para ganhar o mercado em 2024. Um mercado que sempre foi seu de forma exclusiva e que, desde 2014 foi ocupado pelas empresas de transporte por aplicativos, as chamadas “BIG TECHS” ou Gigantes da Tecnologia, que hoje disputam entre elas a dominância no transporte de pessoas por aplicativos de transporte.
De 2014 para cá, o taxista precisou se reinventar, percebeu que precisava mudar, crescer, se modernizar para tentar fazer frente a concorrência predatória e desleal praticadas por essas Big Techs.
Nesse artigo, vou tentar expor minha opinião sincera sobre a categoria, os problemas enfrentados e o que o Táxi em 2024 precisa fazer para ganhar ou retomar o Mercado do Transporte e Mobilidade Urbana!
A falta de união da categoria, o individualismo e enxergar o colega taxista como seu concorrente, seu rival são alguns sintomas de que a categoria precisa mudar a mentalidade, mudar o seu comportamento para ai SIM pensar em retomar o Mercado do Táxi em 2024, de Maneira absoluta e sustentável.
Não adianta só pensar nas Big Techs e a gente não se voltar para o nosso interior e perceber que a maioria dos nossos problemas estão SIIM dentro da nossa própria categoria.
Primeiramente, isso começa no nosso próprio ponto, onde colegas de profissão fidelizam os clientes do ponto, não dando chance para os demais terem a oportunidade de realizar tais corridas lucrativas e seguras. Desse Modo, o passageiro “cliente do ponto” fica privativo a um taxista apenas ou a uma panela “grupinho de taxistas do ponto formado por ele” para distribuir as corridas, quando esse taxista não pode realizar, por algum motivo particular. Claro que tudo isso é no sigilo, você só percebe o movimento.
Não é errado fidelizar o cliente do ponto. Na minha opinião devemos SIM fidelizar o cliente para o ponto, para que ele sempre volte. É lógico que o cliente pode ter mais simpatia pelo taxista A,B ou C mas ele que decide com quem ele quer fazer a sua viagem. Mas nós, taxistas do ponto, devemos sempre priorizar o Ponto e dizer que todos os taxistas do Ponto estão a disposição para realizar as corridas que o passageiro desejar, com conforto, segurança e profissionalismo.
Esse é um outro problema sério que acontece na maioria dos pontos da cidade de São Paulo, inclusive no meu Ponto.
A cidade de São Paulo é muito complexa, com muitos locais onde não podemos NEM PARAR ou ESTACIONAR para que o nosso cliente desça com total segurança no seu destino.
Então, muitas vezes precisamos para no ponto de outros colegas taxistas para efetuar o desembarque do nosso cliente.
Isso gerar um certo desconforto, pois tem certos pontos por ai que os taxistas do ponto não gostam que para no seu ponto, buzinam pra gente sair… isso incomoda muito.
Claro que não são todos, mas sempre tem um por ai que age dessa forma.
E quando a chamada é por aplicativos e o local onde o passageiro está é em frente um ponto de táxi… Se você encosta no ponto e para por último, os taxistas do ponto pedem pra você sair…
Então, para não gerar desconforto eu paro do outro lado, ou então do mesmo lado, mas estacionou um pouco antes ou um pouco depois do ponto para não gerar atrito com os taxistas desse ponto.
O grupo do Ponto de Táxi no WhatsApp deveria ser apenas utilizado como uma ferramenta de trabalho, muito importante para o funcionamento do Ponto. Mas nem sempre é assim. As pessoas confundem as coisas, postando coisas no grupo do Ponto. que deveriam ser postadas em outros grupos, com outras finalidades.
Na minha opinião o grupo do Ponto via muito além de criar uma fila virtual para puxar fila no ponto. O grupo serve também para:
Na maioria dos grupos dos taxistas que participo ou conversas entre os taxistas do ponto, quando estamos puxando fila, é sempre o mesmo dilema: A lamentação. Conversas como:
“O problema é a concorrencia desleal e predatória dos Urubus…”
Ou então: “Depois que as Big Techs entraram no mercado, acabou com a nossa categoria…”
“Investi muito dinheiro no meu carro novo, estou individado e não consigo fazer um Moeda no dia de hoje por conta dos Urubus…”
“Comprei um carro semi-novo parcelado, fiz todas as manutenções essenciais não tem corrida por conta dos Urubus…”
O taxista tem razão em tudo que está reclamando, Mas…Tudo isso nós Já Sabemos… Esquece, as Big Techs, elas vieram pra ficar… existem leis a favor delas para trabalharem em solo brasileiro… Elas só saem do Brasil por 2 motivos: Por algum motivo particular decidirem sair do Brasil ou se deixarem de existir.
O taxista precisa abrir a mente e focar na solução para o Táxi em 2024!
Todos nós estamos cansados de saber que as Big Techs de trasporte por aplicativos entraram no nosso Mercado de Maneira clandestina, predatória e que dominou o nosso mercado…
Então vamos focar daqui para frente em Soluções a médio e longo prazo, trabalho de formiguinha que, se todos os taxistas aderirem ao movimento da massa, trará frutos importantes para a categoria e a retomada do mercado.
Isso é fato, todos taxista precisa ter um aplicativo de porte, seja da Plataforma U ou da Plataforma N… pois a clientela estão nesses 02 aplicativos populares. Claro que vai ter taxista que vai falar o que já sabemos, se lamentar mas o foco agora é a solução, pense:
Se as big Techs entraram no mercado de maneira predatória, conquistando os nosso clientes, agora é a nossa vez de entrar no aplicativo deles e ganhar o Mercado, mostrando aos passageiros que somos profissionais do volante, que conhecemos a cidade, utilizando na maioria das vezes os caminhos pelos corredores de ônibus, com carros novos, limpos, cheirosos, com ar condicionado ligado ja na chegada para embarcar o passageiro das plataformas U, N ou outras que você tiver…
Dirigindo com segurança e maestria, tornando a experiência do passageiro, um momento especial, único, fazendo com que ele, na próxima vez que for pedir um carro pelas big techs, escolha sempre o Táxi.
Assim, quanto mais taxistas disponíveis nos aplicativos das Big Techs, aumentam as nossas chances de dominar o mercado novamente. Vida longa para o Táxi em 2024!
Isso é fato. A geração de adolescentes de hoje e também as gerações que estão por vir serão nossos passageiros no futuro bem próximo. Assim as Gerações Z e Geração Alpha, gerações que ja naceram com a tecnologia na palma das mãos, que estão acostumadas com o celular, tablets e computadores, vão pedir no futuro o Táxi pelos aplicativos e quem não tiver uma ferramenta onde estão essas pessoas, estará definitivamente fora do Mercado!
As Gerações anteriores a Z, são as pessoas que utilizam hoje os Aplicativos para pedir um carro, seja um Táxi ou Carro Particular!
Pense que as big techs são apenas ferramentas de trabalho apenas. Depois de tudo isso vai vir taxista dizer: eu não trabalho com a Big Tech U porque ela no início não quiz saber do táxi e entrou no mercado de maneira predatória…
Só que o mesmo taxista faz corrida a torto e a direita pra Big Tech N que antes era apenas voltada exclusivamente para o taxista e traiu a categoria… memso assim tem taxista que trabalha por essa big tech… Então é o sujo falando do mal lavado!
Não adianta! Para vencermos os Urubus, precisamos concorrer com eles dentro do aplicativos DELES e através do nosso trabalho, conseguiremos vencer a concorrência!
Isso também gerou muitos problemas, conflitos dentro da categoria do Táxi. Primeiro a obrigatoriedade da instalação do desacoplador e instalação do SP TAXI para todo o Taxista. Depois com muitos embates, discussões entre os representantes da categoria e o poder público, chegaram no meio termo onde todos os taxistas precisam estar cadastrados no SP TAXI por causa do Condutax e Alvará Digital, mas trabalhar com o SP TAXI instalando o desacoplador tornou-se opcional.
No meu caso eu instalei o descoplador no momento que era obrigatório e tinha data limite para realizar o procedimento. Estou até hoje necessitando do funcionamento do SP TAXI mas ele não toca, não está em operação.
Então, desejamos que o nosso Prefeito Ricardo Nunes, em 2024 lance o SP TAXI para os taxistas que instalaram o desacoplador possam trabalhar com o aplicatico e que as corridas dos servidores públicos sejam disponibilizadas para nós taxistas do SP TAXI.
A única alternativa que tenho é a utilização do MOBIZAP SP da Prefeitura de São Paulo. Esse App da Cidade toca muito, tem publicidade na internet, no Youtube… Mas utilizo ele com moderação, pois a maioria das corridas que toca é no modo econômico onde os valores chegam a metade do valor, se comparadas a mesma corrida realizada pelo taxista com um cliente do ponto ou maçaneta.
O MOBIZAP SP só compenda se depois de uma corrida no Táxi eu estiver em uma zona periféria e não querer voltar pro mue ponto batendo lata. Agora se a Corrida no MOBIZAP SP for na categoria Premium os valores são bem próximos ao do taxímetro.
Além de tudo que já foi falado aqui nesse artigo, tenho uma solução para o Táxi entrar de vez para a era Digital… A modernização dos Pontos de Táxi em toda a cidade de São Paulo.
Os pontos de Táxi na Cidade de São Paulo deveriam ser padronizados e ter:
Essa é apenas uma idéia de um táxista da cidade de São Paulo que quer vencer na categoria, ver sua categoria crescer no mercado, entrar de fato para a era Digital! Você taxista que está lendo esse artigo tem 2 caminhos a seguir:
A Data da Black Friday 2024 traz oportunidades imperdíveis para garantir suas compras de fim…
Shenzhen é uma cidade moderna e vibrante localizada na província de Guangdong, no sul da…
Viajar para Bangladesh pode ser seguro e enriquecedor, desde que você siga as precauções básicas…
Comprar pelo Super App do Magalu transformou a maneira de fazer compras online, proporcionando uma…
Antes de Mais Nada, Aproveite as Melhores Ofertas de Tecnologia! Transforme seus sonhos digitais em…
O Centro de São Paulo é um verdadeiro caldeirão cultural e histórico, repleto de contrastes…